O Caminho Português oferece a possibilidade única de fazer a Variante Espiritual do Caminho de Santiago.
Esta variante de três etapas inicia-se em Pontevedra e termina em Pontecesures, onde se volta a unir à última etapa do Caminho Português: Padrón-Santiago.
A sua peculiaridade reside em duas etapas específicas: uma primeira etapa belíssima, que percorre a Rota da Auga e da Pedra, uma vereda mágica ao longo do rio Armenteira, considerada uma das rotas pedestres mais bonitas da Galiza, a segunda etapa é realizada de barco, por onde, segundo a lenda, os restos mortais de Santiago foram transportados numa barca de pedra sem tripulação e guiada por anjos e estrelas.
Primeira etapa ( 23,2 Km):
Partindo da praça da Peregrina, em Pontevedea, a rota dirige-se pelas paisagens pitorescas da Comarca de O Salnés, atravessando a dinâmica cidade de Poio com o seu mosteiro antigo e a bela cidade costeira de Combarro para subir até ao destino final da etapa: o incrível Mosteiro de Armenteira, uma construção repleta de história desde o ano de 1162.
Segunda etapa (22,7 Km):
Começa percorrendo a Rota da Pedra e da Água“, uma vereda que faz fronteira com o pequeno rio Armenteira, cercada por uma vegetação exuberante e suave e por recantos pitorescos. Continua-se em direção ao norte passando por Ribadumia e Pontearnelas, para alcançar a costa em Vilanova de Arousa.
Na última etapa (27,7 Km):
Desde Vilanova até Pontecesures, começa a rota marítima, a assim chamada de Traslatio. Este trecho também pode ser percorrido a pé, ao longo da costa da Ria e do Ulla.
Depois de embarcar em Vilanova, remonta-se a bonita Ria de Arousa até chegar à foz do Rio Ulla e navegar os seus últimos trechos até ao destino final. No trajeto, pode conhecer a única Via Crucis marítimo-fluvial do mundo, uma coleção de 17 cruzeiros que assinalam o percurso do Apóstolo. Segundo a tradição, a barca de pedra com o corpo de Santiago chegou até Iria Flavia, perto da atual cidade de Padrón e neste ponto é onde a variante espiritual reencontra o Caminho Português.