O Caminho de Santiago de Compostela tornou-se conhecido no século IX, logo depois dos restos mortais do apóstolo Tiago terem sido encontrados. No local de sua sepultura, mais tarde, foi erguida a Catedral de Santiago de Compostela. Basílica que hoje é destino e sonho de milhares de peregrinos de todo o mundo.
O apóstolo, que nos textos em latim é citado como Iacobus, leva outros nomes em diferentes idiomas. Em inglês, por exemplo, é chamado de Saint James. Em Francês é conhecido por Saint Jacques. Já pelos hispânicos, o santo leva o nome de Santiago e, pelos portugueses e brasileiros, simplesmente São Tiago. Mas o que Tiago tem a ver com um caminho que cruza o norte da Espanha?
Logo após a ressurreição de cristo, o apóstolo teria iniciado uma peregrinação em território ibérico. O objetivo dele era levar os ensinamentos de Jesus ao povo daquela região. De acordo com o cristianismo, Tiago foi o discípulo que mais longe teria ido para levar a palavra sagrada. Bem como, o único apóstolo a ter sua morte relatada na Bíblia.
Conta-se que, depois de ter passado por regiões de Portugal e Espanha, Tiago decide voltar a Jerusalém. Isso porque, sua missão de “catequizar” o povo ibérico não surtira o êxito esperado. Ao retornar a sua terra, ele tem sua morte decretada por Herodes Agripa I, rei da Judeia. Pouco tempo depois, acaba sendo decapitado.
O apóstolo teria sido colocado em uma arca de pedra e levado para a região da Galícia, pelos dois de seus discípulos, que sempre o acompanharam nas peregrinações.
A lenda do Caminho de Santiago de Compostela, surge no momento da descoberta do corpo do apóstolo por um ermitão. Diz-se que ele avistou uma chuva estrelada e, seguindo a luz, encontrou três sepulturas. Nesta exata região, hoje conhecida como Santiago de Compostela ( Campus Estella ), foi construído primeiramente uma pequena igreja e mais tarde a Catedral hoje existente.
Uma das tumbas pertencia a Tiago, contendo inclusive inscrições em sua lateral, que descreviam a história do apóstolo. As outras duas sepulturas seriam, provavelmente, dos dois discípulos de Tiago, responsáveis pelo traslado do corpo.
Para o cristianismo, a cidade de Santiago de Compostela é elencada como a terceira mais sagrada, depois de Jerusalém e Roma.
O dia de São Tiago é celebrado em 25 de julho.
Essa descoberta espalhou-se por toda a Espanha, depois por Portugal e, em pouco tempo, por todo o mundo. A história constituiu motivo suficiente para que religiosos passassem a peregrinar desde a porta de suas casas até Santiago de Compostela.
Ao longo dos séculos, fé, incredulidade ou simples curiosidade levaram milhares de pessoas a formar uma rota, um caminho.
Hoje, o Caminho de Santiago é considerado a maior rota de peregrinação cristão do mundo. Sem perfil certo ou errado, pessoas de todas as idades percorrem o trajeto.